Participantes

Conheça nossos convidados

Convidados

Milton Hatoum

Milton Hatoum foi professor na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Universidade Sorbonne (Paris) e na Universidade da Califórnia (Berkeley). Escreveu quatro romances: Relato de um Certo Oriente, Órfãos do Eldorado, Dois Irmãos, Cinzas do Norte, todos ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance.

Marcelo D'Salete

Marcelo D`Salete é autor de histórias em quadrinhos, ilustrador e professor. Estudou design gráfico e é graduado e mestre em artes plásticas.

Cristiane Sobral

Cristiane Sobral é carioca e vive em Brasília. Multiartista, é escritora, professora e atriz. Bacharel, Licenciada e Mestre em Teatro (UnB). Publicou 10 obras em vários gêneros. Em 2019, palestrou sobre literatura negra em 09 universidades nos EUA, inclusive Harvard.

João Anzanello

João Anzanello Carrascoza é autor dos romances que compõem a Trilogia do adeus, além de diversos livros de contos como Aquela água toda e Catálogo de perdas. Suas histórias foram traduzidas para o bengali, croata, espanhol, francês, inglês, italiano, sueco e tâmil.

Maria Valéria Rezende

É formada em Língua e Literatura Francesa, em Pedagogia e mestre em Sociologia. Dedicou-se, desde os anos 1960, à Educação Popular, em diferentes regiões do Brasil e no exterior, passando a trabalhar por todos os continentes. Vive na Paraíba desde 1976.

Ricardo Mallen e Volnei Freitas

Ricardo Mallen e Volnei Freitas começaram no mundo inclusivo dos Jogos de Interpretação de Papeis (RPG) há cerca de vinte anos, desde então interpretando ou preparando narrativas que mesclam cenários e conhecimentos como história, geografia e literatura; flertam com temas transversais e estabelecem um contexto de socialização, exploração de ideias e desenvolvimento da empatia e da autonomia pessoal.

Cayo Honorato

Cayo Honorato é professor no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB), na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais. É orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UnB.

Meimei Bastos

Meimei Bastos é autora do livro ‘Um verso e mei’. Educadora, atriz, coordenadora do Campeonato de Poesia Falada do DF & Entorno e do Slam Q’brada. Graduada em Artes Cênicas e mestranda em Culturas e Saberes pela Universidade de Brasília.

Vera Veronika

Vera Veronika é cantora de Rap, artevista* negra, educadora e Artesã Afroempreendedora. Pioneira do Rap do Distrito Federal, desde 1992. Defensora incessante dos direitos humanos, da equidade de gênero, igualdade racial e do combate a homo/trans/ lesbofobia.

Kiusam de Oliveira

Kiusam Regina de Oliveira é professora universitária. É mestre em Psicologia e doutora em Educação pela USP. É especialista em Educação Especial e arte-educadora. Palestra Brasil afora sobre a temática das relações étnico-raciais.

Nurit Rachel Bensusan

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2012), Mestre em Ecologia também pela UNB (1997), pós-graduada em História, Sociologia e Filosofia da Ciência pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1988) e graduada em Engenharia Florestal (UNB, 1993) e em Biologia (UNB, 1986).

Tatiana Nascimento

Tatiana Nascimento é palavreira: poeta, cantora, compositora, tradutora, slammer, editora, dramaturga. Co-fundadora da Padê Editorial, dedica-se à pesquisa e publicação de livros de autoras negras / LBTQIs.

Oficineiros

Racumim e Racutia

Há mais de 20 anos Maria Célia e Raquel se apresentam nas escolas e nos vários espaços culturais Brasil afora. Como professoras, as histórias e teatralização das mesmas eram rotina em seus planejamentos de sala de aula, surgindo assim vários personagens, muitos jogos e brincadeiras.

Amanda Leal

Socióloga, Doutora em Ciência da Informação e Pós-doutora em Mediação Cultural. Foi professora doutora no Departamento de Jornalismo e Editoração. É pesquisadora do GPEC – Grupo de Pesquisa em Educação Cultural. Idealizadora e coordenadora do Projeto Piracaia na Leitura (Prêmios IBERBIBLIOTECAS 2017 e Retratos da Leitura no Brasil, 2018).

Genilson Geraldo

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Genilson Geraldo é bolsista de doutorado pelo CNPq.  É especialista em Gestão de Documentos Jurídicos; Membro representante da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) na 58° Sessão da Comissão de Desenvolvimento Sustentável Social das Nações Unidas.

Patubatê

O Grupo PATUBATÊ, criado em julho/99, continua levando criatividade e inovação aos palcos, oficinas e a todos os tipos de eventos que têm feito. Influenciados pelos trabalhos do Stomp, Blue Man Group e Hermeto Pascoal, o PATUBATÊ é conhecido no Brasil e no mundo por fazer seus instrumentos com latas, toneis, baldes, panelas e peças de automóveis. 

Chico Simões

Após viajar pelo Nordeste brasileiro com o amigo Carlinhos Babau, integrando o Carroça de Mamulengos, Chico Simões fundou, no início dos anos 80, junto com Zé Regino, Natinho Nonato, Nison Rodrigues e Rose Nugoli, o Mamulengo Presepada.

Michelle Galvão

Bibliotecária,coordenadora da Biblioteca Louis Braille do Centro Cultura São Paulo, Michelle é conselheira e coordenadora da Comissão de Ética do CRB8, na 19ª gestão, 2021-2023 É pós-graduanda de Big Data e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Andreia Sousa da Silva

Bibliotecária, graduada pela Universidade do Estado em Santa Catarina- UDESC em 2004; Ativista do Movimento Associativo. Presidente da Associação Catarinense de Bibliotecários: Gestão 2021-2023. Membro do Núcleo Gestor do Movimento Mais Biblioteconomia, da Liga Bibliotecária e Membro do Coletivo Bibliotecários Negros. Mestra em Ciência da Informação – PGCIN/UFSC.

Cristiana Seixas

Cristiana Seixas é psicóloga, biblioterapeuta, mestre em educação, especialista em arteterapia, focalizadora de danças circulares, consteladora familiar sistêmica. É autora do livro  Vivências em biblioterapia: práticas do cuidado através da literatura. Atua na área desde 2010, por meio de atendimentos individuais em consultório e coletivamente via círculos de biblioterapia semanais desde 2011. 

Gláucia Vaz

Professora universitária, bibliotecária, mestre e doutora em ciência da informação. Atua nas áreas de estudos de usuários e práticas informacionais. Coordena projeto para implementação da lei 10.639/ 2003 em escola pública de ensino básico. Atualmente desenvolve estudos sobre leitura, literatura e representatividade negra e indígena.

Jô Oliveira

Artista gráfico pernambucano, da Ilha de Itamaracá, passou boa parte da sua infância em Campina Grande- PB e a adolescência em Aquidauana e Ponta Porã- MS. Foi aluno da Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro e por seis anos morou em Budapeste, Hungria. Durante seis meses estudou desenho animado no Stúdió Pannónia e depois frequentou a Academia Húngara de Artes Aplicadas.

Marina Grande

Bibliotecária formada pela Universidade de Brasília e Personal Organizer formada pela OZ!. Trabalha com organização de acervos particulares e com organização residencial e empresarial. 

Contadores de histórias

Vou te contar

Três mulheres do cerrado que acreditam no poder transformador da arte da narrativa por meio do autoconhecimento e atuação como protagonista da própria história. O grupo nasceu de um projeto de extensão e pesquisa de narração de histórias da Universidade de Brasília em 2017. Tem como narradoras: Ana Solino, Ângela Café e Queila Branco.

Paepalanthus

O Paepalanthus ou Sempre Viva, como é popularmente conhecida, é uma flor do cerrado que cresce em lugares altos e arenosos e, como seu próprio nome diz, permanece sempre florida, mesmo depois de seca. E é com o objetivo de manter Sempre Viva a arte de contar histórias que o Grupo PAEPALANTHUS reuniu-se em torno de várias tradições orais para levar ao público essa arte milenar que encanta, fascina, instiga, informa, diverte e aproxima as pessoas.

Isadora Freire

Isadora Freire, bibliotecária formada pela Universidade de Brasília, é pós-graduada em Gestão de projetos pela Estácio. Atuou por 9 anos como contadora de histórias voluntária da Associação Viva e Deixe Viver (Brasília). Isadora é parceira de A Taba e mediadora de rodas de leitura online. Gosta de
literatura para a infância, diverte-se passeando com cachorros e conversando com gatos. Admira as artes manuais e a cultura popular brasileira.

Ludicontos

O Ludicontos é um grupo de contadoras de histórias que tem como objetivo o exercício e a vivência de atividades que possibilitem e alimentem a manutenção de uma arte milenar de tamanha relevância. Arte que informa, encanta, fascina, instiga, informa, diverte e aproxima as pessoas e que foi sendo passada de gerações a gerações para contar a história de um povo.

Jorge Marinho

Jorge Marinho é ator e contador de histórias, membro do grupo Coletiva Teatro residente na Universidade de Brasília. Como contador de histórias, atua em escolas, bibliotecas, empresas, instituições, eventos culturais, conferências e festivais locais e internacionais, online e presencialmente, com pesquisas, sessões de contos, espetáculos e oficinas.