Prêmio Bibliotecário Revelação 2019

PRIMEIRO LUGAR

JHONATHAN D.F. SANTOS

Mestre em Economia e Gestão do Setor Público (2016), Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação (2010) e Bacharel em Biblioteconomia (2008), pela Universidade de Brasília. Trabalha como bibliotecário no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde também coordena três projetos de pesquisa: Projeto Biblioteca do Século XXI (Bibliothinking 2050), que discute o futuro das bibliotecas da administração pública federal e promove a gestão estratégica delas com base em cenários prospectivos; Projeto Repositório do Conhecimento do Ipea, que se trata de um repositório de acesso aberto que dissemina a produção técnica e preserva a memória institucional do Ipea; e Projeto Observatório Ipea de Gestão do Conhecimento na Administração Pública, que se trata de um portal criado para dar suporte informacional para os/as profissionais que trabalham com gestão do conhecimento no setor público.

DESTAQUE:  O Projeto Biblioteca do Século XXI (Bibliothinking 2050), que discute o futuro das bibliotecas da administração pública federal e promove a gestão estratégica delas com base em cenários prospectivos tem unido os Bibliotecários e gestores de Brasília e nos feito refletir, repensar e projetar o futuro das bibliotecas. Jhonathan é associado da ABDF e divulga as ações da Biblioteca do IPEA continuamente envolvendo e informando a todos.

Vote

SEGUNDO LUGAR

MARMENHA ROSÁRIO

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2002) e Especialização em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Instituto Blaise Pascual (2011). Desde 2006 atua como Gestora em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Seus principais projetos são na área de políticas públicas para bibliotecas públicas, mediação de leitura e programas de fomento e incentivo à cultura.

DESTAQUE: Marmenha é associada da ABDF e foi Diretora Financeira na Gestão 2012-2014. Enquanto Diretora da Biblioteca Nacional de Brasília – BNB em 2019, ela e equipe vinham se destacando com a criação de novos serviços relacionados a atividades de incentivo à leitura e à promoção da instituição como referência cultural para todo o Distrito Federal. Dentre as diversas realizações da gestão, ora extinta, enumera-se: implantação do Clube da Leitura, criação de espaço destinado à cultura geek, estabelecimento de cursos de idiomas, realização de eventos literários.

Vote

TERCEIRO LUGAR

THALYTA JUBÉ

Graduada em Biblioteconomia pela UnB (2016), pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos- Administração Pública pela Faculdade Unyleya. Coordenadora da Biblioteca Salomão Malina- BSM (http://www.fundacaoastrojildo.com.br/2015/sobre-a-biblioteca/) desde 2017. Além dos serviços informacionais cotidianos da biblioteca, atua também na gerência de projetos educacionais e culturais da BSM. Atua ainda na parceria com a APAE/DF, que possui diversas ações voltadas para pessoas portadoras de deficiência intelectual, inserindo-os na sociedade por meio de projetos de trabalho entre outros.

DESTAQUE: Associada da ABDF, Thalyta divulgou em 2019 seu trabalho na BSM.  Acompanhamos, pelas mídias sociais, diversos projetos desenvolvidos por Thalyta  como: Feira do Livro (edição comemorativa de aniversário da biblioteca); Palestra educativa sobre Segurança na Internet (referente ao Dia Internacional da Internet Segura); Palestra de imersão cultural sobre Moda e Literatura Brasileira do século XIX: do Romantismo ao Realismo; Batalha de poesias Slam- DéF (evento mensal); Workshop de Krav Magá: defesa pessoal feminina (devido ao mês das mulheres); Oficina de Redação para o Enem com Dad Squarisi; Cursos de Idiomas gratuitos: inglês, espanhol e japonês e Cineclube Vladimir Carvalho (com programação semanal). Fotos dos eventos e outros projetos realizados em 2019 podem ser conferidos no Instagram @bibliotecasalomao.

Vote