Anastácia

Anastácia

Segunda, 02 Outubro 2017 20:57

Eleições ABDF - Retificação

A Associação de Bibliotecários do Distrito Federal convida os associados a montarem uma chapa para concorrer ao mandato do ano de 2018 a 2020.

O período de inscrição irá até o dia 15 de outubro de 2017.

A eleição do ano seguirá o estatuto aprovado em assembléia do dia 27 de setembro de 2017, que estabelece que os que desejam se candidatar deverão montar a chapa composta por: Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, Diretor Financeiro, Diretor de Cursos e Eventos e Diretor de Divulgação e Marketing.

Os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Diretor Financeiro serão exercidos exclusivamente por bacharéis em Biblioteconomia.

Os interessados deverão entrar em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. enviando o nome completo dos membros da chapa, CPF e número de contato do presidente e vice-presidente.

Também é possível agendar um horário de atendimento na sede da ABDF entrando em contato no telefone 3326-3835.

Fique atento aos prazos:

 

abdf eleicoes 2

 

A Biblioteca BB Gepes Brasília é a unidade central da Rede de Bibliotecas BB e coordena as atividades de gestão e disseminação da informação e do conhecimento no Banco do Brasil desde 1982.

Além de oferecer suporte informacional ao ensino, aprendizagem, desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários da ativa e aposentados, a Biblioteca BB também está aberta à comunidade, que pode usufruir de um ambiente de estudo aconchegante e ter acesso ao seu amplo acervo.

O acervo é diversificado, formado por mais de 40.000 mil títulos, distribuídos entre livros técnicos, obras literárias, trabalhos acadêmicos, enciclopédias, dicionários, CDs e DVDs de diversas áreas do conhecimento. Para a comunidade, o acervo está disponível apenas para consulta local e utilização das instalações.

O catálogo pode ser consultado no link: http://www.bibliotecasbb.com.br/pesquisa/

A Biblioteca BB Gepes Brasília possui uma estrutura moderna e confortável, composta por uma variedade de espaços como: sala de estudos em grupo; Espaço Aprendiz, Espaço Teen, Estações de estudo individuais com mais de 100 acentos disponíveis, etc. A estrutura física é adaptada às exigências de acessibilidade e dispões ainda de bicicletário e ambiente climatizado.

A equipe é composta por 6 bibliotecários prestadores de serviço.

Endereço:
SEPS 702/902 Bloco C Torre A, Ed. Brasília 50
Asa Sul, Brasília - DF. CEP: 70.330-730
Em frente ao SENAC/W5 Sul

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 8h às 19h

Para mais informações, entre em contato com:  (61) 3104-2281. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para inscrições, clique aqui: http://brasilia.mackenzie.br/apps/palestras/inscricao.php

 

Informações em: (61) 3521-9300.

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) promove, no dia 27 de julho, na sede do instituto, em Brasília, o I Simpósio sobre Ciência Brasileira Visível. A abertura do evento será realizada pela diretora do IBICT, Cecília Leite, e contará com a participação de pesquisadores e profissionais da área de divulgação científica. O encontro discutirá as ações em prol da visibilidade da ciência brasileira, além de tratar de alguns produtos e serviços do IBICT, como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Canal Ciência. Na ocasião, também haverá uma sessão comemorativa em homenagem aos 45 anos da revista Ciência da Informação e aos 15 anos da BDTD e do Canal Ciência. Inscrições pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações pelo telefone: (61) 3217-6439, falar com Karina Pena.

 

Informações de Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT.

Terça, 11 Julho 2017 21:14

Estágio no TST

Oportunidades para graduandos em biblioteconomia, arquivologia e museologia.

Terça, 11 Julho 2017 19:24

Novo fascículo da CAJUR

Está disponível o v. 4 n. 1 (2017) do periódico Cadernos de Informação Jurídica.

O atual volume conta com 4 artigos científicos, 1 artigo de revisão, entrevista com Maria Célia Escobar Araújo e resenha de Eliane M. S. Jovanovich, além da seção Trabalhos Acadêmicos.

Confira os temas abordados: 

  • Fundamentos teóricos da representação temática da informação jurídica, escrito por Ana Carolina Ferreira, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan e Josiana Florêncio Vieira Régis de Almeida, tratam da indexação dos documentos jurídicos a partir de cinco importantes abordagens do campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação;
  • Análise sobre a ocorrência de ex-líbris no acervo bibliográfico raro da Biblioteca Pedro Aleixo, de Maria Cristina Rodrigues Silvestre, da Câmara dos Deputados. O artigo lista os ex-líbris da coleção identificando a obra que os contêm e outros detalhes;

  • Gestão do conhecimento no Supremo Tribunal Federal: uma reflexão sobre as práticas identificadas na criação, utilização e disseminação do conhecimento com foco nas ações da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal é de autoria de Talita Daemon James e Lucylene Valério Rocha.

  • Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur): análises e perspectivas, de José Ronaldo Vieira, relata a trajetória da BDJur.

  • O artigo de revisão Fragmentos de um retrato: o perfil do bibliotecário jurídico por meio de quatro pesquisas, de Edilenice Passos, traça o perfil do bibliotecário jurídico por meio de quatro pesquisas.
  • A entrevistada Maria Célia Escobar Araújo, diretora financeira do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro conta sua trajetória profissional e relata sua experiência movimento associativo.
  • A resenha de Eliane M. S. Jovanovich, da obra "Bibliotecas jurídicas: saberes y orientaciones prácticas".

O periódico está disponível em:  http://www.cajur.com.br/index.php/cajur