Biblioteca tem o objetivo de integrar a comunidade e efetivar a cidadania, diz o idealizador da campanha o professor Anízio da Costa, que arrecada livros para a biblioteca do Condomínio Privê, em Ceilândia, Distrito Federal.

O professor conta que a campanha começou por incentivo de uma colega de trabalho. O condomínio é uma comunidade muito carente, ressalta o professor, e esta biblioteca vai ajudar muito os moradores do local, em especial as crianças.

Anízio da Costa defende que os pais devem vigiar mais os filhos na execução dos trabalhos escolares, porque a Internet facilita muito, mas a criança acaba não tomando conhecimento profundo porque copia tudo, enquanto que o livro traz muito conhecimento.

Com parceria da Administração de Ceilândia, as pessoas podem deixar os livros numa caixa de coleta existente na sede da Administração ou podem ligar nos telefones (61) 4141-3494 ou 9111-2508, para doar qualquer tipo de livro e até revistas, que terão valor para as crianças recortarem para fazer seus trabalhos escolares. As apostilhas também serão bem vindas à biblioteca do Condomínio Privê em Ceilândia.

Confira as informações neste entrevista ao Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília

1º - Leia os instrumentos de avaliação do MEC, principalmente a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 - Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior . (Portaria Normativa nº 23, de 1 de dezembro de 2010) (Republicada em 29 de dezembro de 2010) – ATENÇÃO Art. 32 § 2º.

Obs: Essa portaria é muito importante que o bibliotecário conheça e consulte sempre que necessário, lá fala sobre os documentos que devem está impressos na biblioteca e também disponível no site da instituição.

2º - Acesse o site do INEP, lá você vai encontrar muitas informações importantes inclusive pode baixar os instrumentos normativos(http://portal.inep.gov.br/superior-condicoesdeensino-manuais.)

Obs: Esses instrumentos são muito importantes, pois a avaliação será baseada neles e também em toda a documentação que foi postada no sistema do MEC pelo PI - pesquisador institucional.

Leia os instrumentos e você terá uma boa noção de como deve preparar a biblioteca para a visita. Atente-se para as bibliografias, veja se tem todos os títulos e se a quantidade existente no acervo corresponde com o nº exigido pelo MEC.

3º - Prepare uma pasta com a documentação da biblioteca para o caso de solicitarem ( Regulamento da biblioteca, Política de atualização do acervo, Relatório de gestão, Bibliografia x quantidade de exemplar no acervo, relatório dos periódicos existentes e as quantidades dos mesmos).

Concorda com essas dicas? Achou algum erro? Fale conosco lá no facebook!

O Grupo De Profissionais em Informação e Documentação Juridica do Rio de Janeiro comunica o lançamento da 6ª edição do Guia de Bibliotecas Jurídicas Rio, em versão impressa, com tiragem de 100 exemplares. Trata-se de mais um esforço do GIDJ/RJ no sentido de fomentar o intercâmbio, a comunicação e a cooperação dos profissionais que atuam na área jurídica como gestores ou usuários de informação e documentação jurídica.

Tornou-se também instrumento de valorização profissional e institucional, registrando a cada edição nomes e atividades desenvolvidas em cada unidade de informação, seja ela pública ou privada.

Cada exemplar poderá ser adquirido por R$30,00 (trinta reais). Preço promocional para associados – R$25,00 (vinte e cinco reais).

Solicitações por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: http://gidjrj.com.br/guia-de-bibliotecas-juridicas-rio-6a-edicao

Você sabe o que é o Livro Vermelho? E uma espécie ameaçada? Como é feita a Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção? Quais são os principais riscos para a sobrevivência dos animais na natureza e o que pode ser feito para protegê-los?

No Livro Vermelho das Crianças você encontrará as respostas para essas e outras questões. Com lançamento previsto para o Dia Mundial do Meio Ambiente, a publicação do Canal Ciência, portal de divulgação científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), com cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), objetiva familiarizar as crianças com a temática que envolve a proteção da fauna brasileira ameaçada de extinção e popularizar a ciência como ferramenta para a conservação da natureza.

Usando linguagem simples e desenhos feitos por 76 crianças de diversas regiões do Brasil, a maioria delas participantes do Concurso de Desenhos Infantojuvenis Animais em Perigo, o Livro Vermelho apresenta a fauna brasileira como protagonista de histórias capazes de despertar a afetividade no leitor e reforçar a relação de equilíbrio entre a fauna e o meio ambiente. Para o jornalista André Trigueiro, que resenhou a obra, “os autores são movidos pelo mais nobre dos esforços na área da comunicação: levar às crianças a informação capaz de inspirar uma nova atitude em favor da vida.”

Os leitores vão se divertir com histórias de 50 bichos ameaçados de extinção no Brasil. Tem o bate-papo entre Messi e Neymar no ninho da ararajuba, as reflexões filosóficas da aranha-chicote, do peixe-boi-da-amazônia e do cágado Mesoclemmys, o discurso preocupado do rato Juscelinomys, a indignação de Justino, o tubarão-baleia, e os planos de Clodoaldo, a perereca-pintada, para conquistar uma namorada. O leitor também vai se solidarizar com o tamanduá-bandeira vítima de bullying por ser banguelo, entender por que o tatu-canastra é considerado o grande engenheiro da mata e os araçaris e sauins-de-coleira importantes dispersores de sementes. E, claro, não podia faltar a esperança das ararinhas-azuis de que o céu da Caatinga volte a ficar ainda mais azulado com o voo delas.

A obra de Otávio Maia e Tino Freitas traz ainda curiosidades sobre a fauna brasileira, citações de obras dos autores Guimarães Rosa, Helmunt Sick, João Simões Lopes Neto, Marcelo Carneiro da Cunha, Manoel de Barros, Monteiro Lobato, Orlando e Cláudio Villas Bôas e Patativa do Assaré, e desenho feito por um dos filhos de Charles Darwin, provavelmente Francis, no verso de uma das folhas do manuscrito original 'A origem das espécies' (1859). Pesquisadores assumiram o papel de personagens em algumas histórias, uma deferência dos autores ao universo de naturalistas, zoólogos, veterinários e divulgadores científicos que se dedicam ou dedicaram à conservação da fauna brasileira.

Para Otávio Maia, autor e coordenador editorial, “produzir o livro foi tão desafiador e exaustivo quanto escrever ou adequar os textos lúdicos à luz da zoologia, da biologia da conservação e da divulgação científica". Otávio destacou o papel motivador do concurso de desenhos promovido pelo Canal Ciência em 2014, que mobilizou professores, estudantes e escolas – algumas delas ligadas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – e revelou talentos promissores, como Pedro, 10 anos, de Niterói, autor de seis ilustrações. “Estou muito contente com o resultado. O livro é ousado, colorido. Nele, há ciência com a alegria sem perder a precisão”, disse Otávio.

Tino Freitas observou que um dos cuidados na concepção do livro foi escrever histórias com um tanto de humor e afeto: “assim, aproximamos os jovens leitores das espécies citadas, semeando conhecimento e aguçando a curiosidade, reforçando o instinto de preservação da fauna brasileira sem apelar para o óbvio, que seria dizer que por culpa nossa chegamos a essa situação extrema. Quem sabe, mudando o discurso, mudamos as atitudes.”

Segundo a diretora do Ibict, Cecília Leite, o Livro Vermelho das Crianças é valioso parceiro da divulgação científica, pois oferece informação e conhecimento capazes de influenciar o leitor sobre questões de relevante interesse da sociedade. “Provavelmente, seja a primeira publicação decorrente da nova lista de espécies ameaçadas de extinção divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente no final de 2014. Mais uma vez, o Ibict se compromete em ser vanguarda na produção, socialização e integração do conhecimento científico e tecnológico no país”.

O Livro Vermelho das Crianças não será comercializado. A versão eletrônica está disponível gratuitamente

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, promoverá em Brasília, de 03 a 06 de agosto de 2015:

5º SEMINÁRIO SOBRE INFORMAÇÃO NA INTERNET e a II SEMINÁRIO INTERNACIONAL
DE PRESERVAÇÃO DIGITAL.

Acesse o site para mais informações:

SINI.SINPRED - http://eventos.ibict.br/index.php/ssin/ssin

 

NORMAS EDITORIAIS

  • 1 – Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília e da Coordenação de Ensino e Pesquisa, do IBICT.  Os trabalhos deverão ser enviados para avaliação sem a identificação de autoria.
  • 2 – Autor(es): Pessoa(s) física(s) responsável(eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores.
  • 2.1 – Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação.
  • 3 – Os originais serão publicados em língua portuguesa.
  • 4 – O avaliador se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
  • 5 – Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita à autorização expressa da direção do Ibict. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
  • 6 – Cada autor receberá dois exemplares da revista.
  • 7 – As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Apresentação dos trabalhos

Formatos: todas as colaborações devem ser enviadas por meio do SITE DO PRÊMIO ...

O texto deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format) ou em formato Microsoft Word, desde que não ultrapasse 2MB. Os metadados deverão ser preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição em que trabalha (m), endereço postal, telefone, fax e e-mail.
Tamanho: a extensão máxima do material enviado será a seguinte: artigos, 20 laudas; recensões, 5 laudas; relatos de experiências, 10 laudas. Uma lauda é uma página com 1.400 caracteres.

Título do trabalho: o título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, acompanhado de sua tradução para o inglês.


Resumo: deve ser elaborado um resumo informativo com cerca de 200 palavras, incluindo objetivo, método, resultado, conclusão, acompanhado de sua tradução para o inglês.


Abstract: deverá conter cerca de 200 palavras.


Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo.


Notas: notas contidas no artigo devem ser indicadas com um asterisco imediatamente depois da frase a que dizem respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente. Também poderão ser adotados números para as notas junto com asteriscos em uma mesma página, e nesse caso as notas com asteriscos antecedem as notas com número, não importando a ordem dessas notas no texto.


Apêndices: apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.


Figuras e tabelas: fotografias nítidas, gráficos e tabelas em preto e branco (estritamente indispensáveis à clareza do texto) serão aceitos, e deverão ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.


Referências: NBR 6023/2002. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página onde forem citados.


IMAGEM: é imprescindível que esteja com 400 DPIs (dots perinch = pontos por polegada) óticos, o que possibilitará melhor resolução na impressão gráfica.

Recomendações: recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas – impressa (NBR 6022/2003), elaboração de referências (NBR 6023/2002), apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002), norma para datar (NBR 5892), numeração progressiva das seções de um documento (6024/2003) e resumos (NBR 6028/2003), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.

Sobre o prêmio

O PRÊMIO EDSON NERY DA FONSECA DE TRABALHO CIENTÍFICO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO foi criado, pela Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal - ABDF, com o objetivo de incentivar, por meio de prêmios, a produção de trabalhos científicos na área da Ciência da Informação. 

 

TEMA DOS TRABALHOS: “Biblioteca e Ensino Fundamental”

 

Quem pode participar?

Bacharéis em áreas relacionadas à Ciência da Informação (biblioteconomia, museologia, arquivística); mestres e doutores em Ciência da Informação oriundos de quaisquer outras áreas. Participantes deverão ser sócios da ABDF ou pagar uma taxa em dinheiro que será revertida para as despesas de premiação.

Natureza do trabalho

Trabalho inédito, em forma de artigo científico, nos moldes da revista Ciência da Informação, de acordo com normas estabelecidas pela Revista. Veja as regras para publicação da revista.

Comissão de Avaliação

Professores da Coordenação de Ensino e Pesquisa do Ibict e professores da Faculdade de Ciência da Informação a serem escolhidos para cada prêmio específico. Poderão ser escolhidos outros profissionais especialistas quando necessário.

Premiação

1º lugar - R$ 1.500,00 e publicação do artigo na RCI

2º lugar - R$ 1.000,00 e publicação do artigo na RCI

3º lugar - Publicação do artigo na RCI

4º lugar - Publicação do artigo na RCI

Cronograma

Entrega dos trabalhos – 15 de junho de 2015 a 15 de outubro de 2015
Avaliação dos trabalhos – 16 de outubro de 2015 a 31 de janeiro de 2016
Resultado – 15 de fevereiro de 2016
Premiação – março (dia do Bibliotecário) em solenidade pública

2018 03 0615.51.37
 
PRESIDENTE: Luciana Lima de Oliveira
VICE-PRESIDENTE: Raphael da Silva Cavalcante
SECRETÁRIO-GERAL: Judite Martins
DIRETOR FINANCEIRO:Lorena Nelza Ferreira Silva
DIRETOR DE CURSOS E EVENTOS: Ariadne Armani Tobias
DIRETOR DE DIVULGAÇÃO E MARKETING: Fabyola Lima Madeira

CONSELHO FISCAL

Membros Efetivos
Adelaide Ramos e Corte
Kátia Soares Braga
Jefferson Higino Dantas
 
Membros Suplentes
Antonia Souza
Glenda Máximo
Patrícia Coelho
 
 
 

 

Preparado por Sally Holterhoff y Marisol Florén

Cerca de 4000 delegados asistieron al Congreso Mundial de la Federación Internacional de Asociaciones de Bibliotecarios (IFLA) que se celebró en la ciudad de Lyon, Francia, en Agosto del 2014. El tema central del congreso fue, Bibliotecas, Ciudadanos, Sociedades: Confluencia de Conocimiento, muy a tono con la ciudad de Lyon que se caracteriza por su ubicación en la confluencia de los ríos Saona y Rhone. La palabra "confluencia" significa además unión, juntarse, o encuentro y se convirtió en el eje central de la conferencia, con delegados que se juntaron para compartir conocimiento y discutir los temas que afectan a las bibliotecas y la información. El impresionante Centro de Convenciones de Lyon, diseñado por el renombrado arquitecto Renzo Piano, fue la sede de la conferencia de este año.

Uno de los grandes hitos del congreso fue el lanzamiento de la Declaración de Lyon sobre Acceso a la Información y Desarrollo (www.lyondeclaration.org). La declaración hace un llamado a todos los miembros de las Naciones Unidas a hacer un compromiso internacional de asegurar que todos tienen acceso a (y son capaces de entender, usar, y compartir) información que es necesaria para promover un desarrollo sostenible y sociedades democráticas. La declaración enfatiza la importancia del acceso a la información, fundamentada en la disponibilidad de las tecnologías de información y comunicación (TIC), para empoderar a la gente y mejorar sus condiciones de vida. 

IFLA reúne a colegas del mundo entero, de todas las áreas de la información. Los delegados de los distintos países se benefician no solamente de reunirse con otros colegas sino que participan y se envuelven en actividades en subgrupos temáticos o geográficos, o en grupos que comparten una misma lengua. Dentro de IFLA existe la sección de Bibliotecas de Derecho (http://www.ifla.org/ES/law-libraries). La sección está dirigida por un Comité Permanente (http://www.ifla.org/ES/law-libraries/standing-committee) que se reúne dos veces durante la conferencia anual. La actual presidenta del Comité es Claire Germain. Otro miembro del Comité es Donna Scheeder, Jefe de Información Adjunta para el Servicio de Investigación del Congreso de los Estados Unidos, quien será la próxima Presidente de IFLA para el periodo 2015-2017. 

El Programa del 2014 de la Sección de Bibliotecas de Derecho

Usualmente las secciones de IFLA organizan un (1) programa dentro de la conferencia. Este año la Sección de  Bibliotecas de Derecho organizo dos programas en Lyon con excelentes ponentes que estuvieron muy concurridos. El primer programa:

  1. Acceso a la Ley en la Encrucijada de Caminos Digitales: Soluciones Innovadoras a Desafíos Complejos.(http://conference.ifla.org/ifla80/node/337)

Esta sesión estuvo organizada por Pascal Sanz, Karine Delvert y Valerie Alonso. Los ponentes examinaron los retos que supone el acceso a la ley en varios entornos alrededor del mundo y las soluciones empleadas para enfrentar estos retos. Los ponentes para este programa que tuvo tres horas y 15 minutos de duración, fueron identificados por llamados a presentación de ponencias. La mayoría de las ponencias están disponibles en acceso abierto en la Biblioteca de la IFLA (http://library.ifla.org/). Pascal Sanz fue el moderador. Este programa fue patrocinado también por las secciones de Tecnología de la Información, Bibliotecas y Servicios de Investigación para Parlamentos, y el Comité de Libre Acceso a la Información y Libertad de Expresión (FAIFE). 

Lisbeth Kanis de la Editorial Brill en Holanda hablo del proyecto Acceso Global a la Ley en Línea para Avanzar el Desarrollo Sostenible (GOAL), http://library.ifla.org/1045/. Ella explico que GOAL es una iniciativa que está siendo desarrollada para ofrecer acceso en línea asequible a recursos de información jurídicos para instituciones académicas, gobiernos e instituciones sin fines de lucro en países en vías de desarrollo. 

Donald Lickley, de una agencia de empleo Británica que se especializa en el sector de la información, hablo de ¿Outsourcing - Oportunidad o Amenaza? Nuevos Modelos de Gestión y Futuros Desafíos para Información Legal Services, en Bibliotecas de Firmas de Abogados del Reino Unido, http://library.ifla.org/1047/1/121-lickley-en.pdf. El analizó el impacto que está teniendo la aprobación de la ley de Servicios Legales del 2007 (Legal Services Act 2007), en la contratación de servicios de información jurídica en el Reino Unido por fuera de las instituciones (outsourcing). Esta ley permite a los no abogados invertir en firmas de abogados y ofrecer servicios legales como una estructura de negocios alternativa. 

Ni Ni Aye and Moira Fraser de Myanmar hablaron sobre la construcción de un repositorio digital para el Parlamento de Myanmar: Moviéndose Rápidamente Hacia el Futuro: Construyendo un Repositorio Digital para el Parlamento de Myanmar para Almacenar, Organizar y Hacer Accesible Documentos Legislativos para el Uso de los Miembros del Parlamento, Personal Administrativo y Ciudadanos.http://library.ifla.org/id/eprint/1046

Ravinder Kumar Chadha (Secretario Adjunto, Parlamento de India), Priya Rai y Akash Akash (Bibliotecarios de la Universidad Nacional de Derecho, Nueva Delhi), hablaron sobre El Papel Transformacional de las Bibliotecas de Derecho en el Acceso a la Justicia en India: Tiempo de Actuar Localmente y Pensar Globalmente, http://library.ifla.org/1044/1/121-chadha-en.pdf. Ellos analizaron el desarrollo que el Movimiento de Acceso Libre a la Información ha tenido en India facilitando el acceso abierto a información gubernamental y el rol que las bibliotecas de derecho están tomando proporcionando entendimiento de estos recursos electrónicos a través de programas de extensión. 

Aline Girard (de la Biblioteca Nacional de Francia) y Alexandra Gottely (de la Biblioteca Cujas, Paris) hablaron sobre las Colecciones del Patrimonio Jurídico Francés en la Era Digital: Cooperación para el Acceso. Este trabajo fue preparado por Alexandra Gottely (Biblioteca Cujas, Paris), Aline Girard, Pascal Sanz y Claire Bonello (Biblioteca Nacional de Francia). Ellas describieron los esfuerzos colaborativos que se están desarrollando en Francia para digitalizar las colecciones del patrimonio jurídico francés. Un programa de digitalización nacional enfocado en cuatro grandes recursos de información jurídica: legislación, jurisprudencia, fuentes doctrinales, fuentes consuetudinarias, con una sección adicional sobre recursos sobre crimen, castigos y prisión. Aunque es todavía un programa en progreso existen 21 bibliotecas cooperando en todo el país. La Biblioteca Nacional de Francia ha digitalizado sobre 15,500 libros y 270 revistas. Existen 8.2 millones de páginas en la página Les Essentiels du Droit, accesibles en línea a través de Gallica (catálogo de la Biblioteca Nacional de Medicina) (http://gallica.bnf.fr/html/und/livres/essentiels-du-droit).

Francisco Adolfo Cifuentes-Silva de la Biblioteca del Congreso de Chile hablo sobre Arquitectura para el Marcado Automático de Documentos Orientada a Servicios. Un Caso de Uso de Documentos Legales, (http://library.ifla.org/1048/1/121-cifuentes-es.pdf ). El describió el diseño de un servicio orientado para el marcado automático de documentos en el Congreso de Chile.

El segundo programa de la Sección de Biblioteca de Derecho tuvo como tema:

  1. ¿Qué tan Segura es la Ley? Autenticación de Gacetas Oficiales: Un Reporte Mundial, con Atención Especial a Aspectos Técnicos y Prácticos.

 Este programa fue organizado por Sally Holterhoff y Marisol Florén. Los ponentes fueron identificados por convocatorias a presentación de trabajos y por contactos personales. Sally Holterhoff hizo de moderadora de la sección. Este programa tuvo dos horas de duración.

 Sally hizo la introducción de los aspectos y problemas que surgen cuando las fuentes primarias especialmente las leyes se publican en formato electrónico y son designadas como versiones oficiales sin una certificación tecnológica sobre la autenticidad de la fuente o medidas para su conservación a largo plazo. Esta introducción ofreció el contexto para las presentaciones de los distintos expertos que reflejaron la experiencia en distintos países. Tres de los panelistas  representaron organismos que publican las gacetas oficiales de la Unión Europea, Francia y los Estados Unidos. Todos desarrollaron ponencias escritas y presentaciones en Power Point. Un cuarto ponente, Patricia Reyes OImedo, de la Universidad de Valparaíso, Chile, no pudo asistir a la conferencia, sin embargo, su ponencia, Certeza Legal para el Proceso Legislativo, está disponible en español en la Biblioteca de la IFLA (http://library.ifla.org/963/). Ella describió la experiencia exitosa de "Ley Chile" la base de datos de la Biblioteca del Congreso de Chile conteniendo la legislación.

 Martine Reicherts hablo sobre El Auténtico Boletín Oficial-e de la Unión Europea - En Un Año (http://library.ifla.org/924/). Ella es actualmente la Comisionada de Justicia, Ciudadanía y Derechos Fundamentales de la Unión Europea habiendo asumido recientemente esta posición. Previamente fue la Directora General de la Oficina de Publicaciones Oficiales de la Unión Europea. Ella explico el desarrollo de la versión digital del Boletín Oficial y algunos de los aspectos técnicos y organizacionales que tuvieron que enfrentar durante el camino, incluyendo el reto de traducir el contenido en los 24 idiomas oficiales de la UE. La infraestructura tecnológica del Boletín Oficial-e incluye la infraestructura de la clave pública, la firma digital y la plataforma de verificación, así como un protocolo de emergencia en caso de que la tecnología falle.

 Didier François hablo de La Autenticación de la Gaceta Oficial de Francia, (http://library.ifla.‌org/957/). Es el Director Adjunto de la Dirección de Información Legal y Administrativa (DILA) del Departamento del Primer Ministro, en Paris. El explico que la autenticación es hecha usando una firma electrónica basada en una infraestructura de administración de la llave (IGC). Tanto la versión impresa como la versión electrónica de la Gaceta Oficial tienen valor jurídico y se publican diariamente. Desde junio 2 del 2014, la versión electrónica es de acceso abierto. Actualmente existen dos plataformas de acceso a la Gaceta Oficial en formato electrónico Legifrance (http://www.legifrance.gouv.fr/) y el portal del Journal Officiel (http://www.journal-officiel.gouv.fr/). Sin embargo, Legifrance es solo para fines de información y no tiene valor oficial, pero los dos portales están enlazados.

 Charley Barth hablo sobre la Autenticación del Registro Federal (Federal Register). Él es el Director de la Oficina del Registro Federal de los Estados Unidos, y depende del Archivo Nacional, en Washington D.C. El explico que la Oficina del Registro Federal junto con la imprenta oficial del gobierno (Government Printing Office, GPO) es la que realiza la autenticación de las publicaciones oficiales del Gobierno de los Estados Unidos en formato digital. La GPO utiliza la firma digital en archivos PDF y valores hash criptográficos sobre metadatos; también sirven como Repositorio de la Firma Digital a través de archivo FDsys y demostrando la cadena de custodia. El ofreció ejemplos e ilustraciones de estas medidas. También trato los pros y con's de usar la firma digital, y los retos de conservar las publicaciones oficiales federales en formato electrónico en comparación de las versiones impresas y los formatos en microficha.

 Sesión de Posters y Salón Exhibiciones

 Como es costumbre el Salón de Exhibiciones hizo su gran apertura al final del primer día de la conferencia con gran multitud de delegados que disfrutaron de ver los productos y servicios de las distintas empresas y disfrutar del refrigerio que hizo gala de la mejor comida y vino de Francia. Cerca de 100 empresas y organizaciones relacionadas con las bibliotecas del mundo entero hicieron despliegue de sus productos y servicios. Algunas de las empresas con negocios en las Américas fueron EBSCO, Gale Cengage, Learning Innovative, OCLC, y Proquest; otras compañías que exhibieron sus equipos hacen negocios principalmente en Europa o en otras partes del mundo.

 En el Salón de Exhibiciones también fueron expuestos 200 posters. Sally Holterhoff preparo un poster titulado: Manteniendo la Ley Segura: Bibliotecarios Abogando por la Autenticación Digital en los Estados Unidos. El poster fue preparado sobre tela e ilustró el esfuerzo realizado por los bibliotecarios de derecho en los Estados Unidos, abogando: primero, para llamar la atención sobre la necesidad de la autenticación y preservación de las versiones oficiales de fuentes jurídicas primarias en formato digital; luego, para apoyar la creación de una ley uniforme sobre este tema denominada Uniform Electronic Legal Material Act (UELMA). Varios Estados en los Estados Unidos ya han aprobado la legislación modelo para la publicación de documentos legales oficiales.

 Reunión del Comité Permanente

En las dos reuniones de trabajo del Comité Permanente de las Bibliotecas de Derecho se habló de los proyectos a desarrollar para el próximo año, para el Congreso Anual de la IFLA que será en la ciudad de Cape Town, en Sud África (http://conference.ifla.org/ifla81 ). El tema central será Bibliotecas Dinámicas: Acceso, Desarrollo y Transformación. La sección de Bibliotecas de Derecho propondrá dos programas, uno acerca de las bibliotecas de derecho en varios países de África y otro programa enfocado en el continuo valor de las bibliotecas de derecho. Mirando un poco más allá al 2016, la conferencia mundial de la IFLA se celebrara en la ciudad de Columbus, Ohio en los Estados Unidos. Esta ciudad ofrece la oportunidad por su relativa cercanía de que pueda ser atendida por colegas de nuestros países en América Latina.

Otros Hitos de la Conferencia

En la sesión de inauguración del Congreso, los delegados fueron saludados por grandes dignatarios incluyendo el alcalde de Lyon (Gérard Collomb) y el Presidente de la Biblioteca Nacional de Francia (Bruno Racine). La Presidenta de IFLA Sinikka Sipilä de Finlandia dijo las palabras oficiales de apertura. El orador principal fue el filósofo francés Bernard Stiegler, que animó a la multitud de bibliotecarios con su opinión de que las bibliotecas nunca morirán. El comentó, que aunque la digitalización y la proliferación de los libros electrónicos puedan causar que se pueda predecir su caída, las bibliotecas son más importantes que nunca. El evento de la apertura fue todo un despliegue de cultura francesa: ejemplos de la cinematografía de Francia con la presentación de pequeños cortometrajes del siglo XIX de los famosos Hermanos Lumière de Lyon (que tienen el crédito de ser pioneros de la historia del cine) y la presentación del grupo de breakdancing "Pockemon Crew."

El lunes la oradora principal fue la Princesa Laurentien de Holanda que hablo de varias formas en que los bibliotecarios pueden abogar frente a los políticos y a las comunidades sobre las necesidades de las bibliotecas y explorar nuevas asociaciones para fomentar el apoyo hacia las bibliotecas. Ella es la fundadora de Netherlands Reading and Writing Foundation, que ayuda a prevenir el analfabetismo entre niños y lo reduce entre los adultos.

El lunes en la tarde los miembros de la sección de Bibliotecas de Derecho, bibliotecarios de parlamentos y bibliotecarios de derecho de Francia se reunieron en la Biblioteca Municipal de Lyon, en la sección Part-Dieu donde tuvimos una excelente presentación de una colección histórica de documentos, manuscritos y libros en ciencia forense donados a la biblioteca hace cerca de 100 años por el médico francés Alexandre Lacassagne considerado el fundador de la moderna ciencia forense. Este programa fue seguido por una recepción patrocinada por la empresa Lexis-Nexis.

El martes en la noche fue la noche cultural, una tradición en IFLA, donde se ofrece todo lo mejor de la cultura y la gastronomía del país sede. Este año el evento tuvo lugar en La Sucrière, un renovado depósito de azúcar a orillas del Rio La Saône en el área de la Confluencia en Lyon. Fue un momento excepcional de esparcimiento y socialización, donde se disfrutó de la música, el baile y la mejor gastronomía de la región.

Nota:

Este artículo se publicó originalmente en el vol. 20, No. 1 de Octubre del 2014 de FCIL Newsletter, del Foreign, Comparative and International Law (FCIL) Special Interest Section de la American Association of Law Libraries (AALL). Se reproduce con permiso. Traducido por Marisol Florén.

CHAPA "NOVAS PERSPECTIVAS"

PRESIDENTE: Ricardo Crisafulli Rodrigues
VICE-PRESIDENTE: Marcos Sigismundo
1º SECRETÁRIO: Cristine Marcial
2º SECRETÁRIO: Marília Augusta de Freitas
1º TESOUREIRO: Mônica Peres
2º TESOUREIRO: Raphael Cavalcante

CONSELHO FISCAL
Membros Efetivos
Emir Suaiden
Antônio Miranda
Iza Antunes Araújo

Membros Suplentes
Patrícia Nunes
Yaciara Mendes Duarte
Fernando Silva


CHAPA “NOVAS PERSPECTIVAS” PROGRAMA GERAL DE TRABALHO
ANO DE 2015

- Alteração e modernização do Regimento e do Estatuto da ABDF

- Criação de cursos de extensão na área de Ciência da Informação, em
parceria com a Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de
Brasília

- Criação de uma revista eletrônica informativa na área de Ciência da Informação

- Atividades da Semana do Bibliotecário

- Criação de um prêmio relacionado à produção de trabalho científico
na área de Ciência da Informação, em cooperação com o Instituto
Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT. Prêmio em
dinheiro e publicação dos melhores trabalhos na revista Ciência da
Informação

- Reativação das ações da ABDF como Utilidade Pública

- Assinaturas de convênios e acordos de cooperação técnica com
UnB-FCI, Ibict, UnB-BCE, GDF etc.

- Reformulação do Site da ABDF

- Participação no Seminário sobre Informação na Internet, em parceria
com o IBICT

ANO DE 2016

- Continuação dos cursos de extensão na área de Ciência da Informação,
em parceria com a Faculdade de Ciência da Informação da Universidade
de Brasília

- Organização de Seminário sobre Informação Imagética

- Segunda edição do prêmio relacionado à produção de trabalho
científico na área de Ciência da Informação, em cooperação com o
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT.
Prêmio em dinheiro e publicação dos melhores trabalhos na revista
Ciência da Informação

- Atividades da Semana do Bibliotecário

- Criação de sistema de consultorias externas a serem realizadas pela
ABDF na área de Ciência da Informação



- Criação de Banco de Bibliotecas e bibliotecários de Brasília, a ser
publicado no Site da ABDF

- Criação de cursos de Educação à Distância

- Planejamento de uma linha editorial para a ABDF

ANO DE 2017

- Continuação dos cursos de extensão na área de Ciência da Informação,
em parceria com a Faculdade de Ciência da Informação da Universidade
de Brasília

- Terceira edição do prêmio relacionado à produção de trabalho
científico na área de Ciência da Informação, em cooperação com o
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT.
Prêmio em dinheiro e publicação dos melhores trabalhos na revista
Ciência da Informação

- Atividades da Semana do Bibliotecário

- Consultorias externas a serem realizadas pela ABDF na área de
Ciência da Informação

- Cursos de Educação à Distância

- Participação no Seminário sobre Informação na Internet, em parceria
com o IBICT
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