Quarta, 24 Janeiro 2018 18:29

Posse diretoria triênio de 2018-2020

Dia 16 de janeiro, ocorreu a cerimônia de posse da Diretoria eleita para o triênio de 2018-2020 da ABDF.

Estiveram presentes 26 pessoas na sede da Entidade participando do evento, incluindo membros da gestão atual e anteriores.

Tivemos momentos de muita alegria e confraternização que contou com a presença e falas emocionadas de ex-presidentes e ex-diretores que também foram homenageados na ocasião por suas participações importantes na formação e consolidação da entidade, tais como: Aníbal Coelho e Iza Antunes e a ex-secretária Mirian Ribeiro que trabalhou por 25 anos na Associação.

Porém, o dia também foi de boas-vindas aos novos associados. Aproveitando a ocasião festiva, a ABDF recebeu a associação de três novos bibliotecários.

Ao longo do próximo triênio, esperamos receber muitos novos sócios para que, todos, possamos fazer uma gestão participativa e de avanços para a classe bibliotecária.

Avante, pois #juntossomosmaisfortes!

Confira algumas imagens da posse:

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Sexta, 01 Dezembro 2017 19:09

Resultado das eleições ABDF triênio 2018/2020

Escrito por

A Comissão Receptora e Apuradora de votos informa que a chapa #JUNTOSSOMOSMAISFORTES foi eleita com 31 votos favoráveis. 

A chapa é composta pelos seguintes membros:

Presidente: Luciana Lima de Oliveira;

Vice-presidente: Raphael da Silva Cavalcante;

Secretário-Geral: Judite Martins;

Diretor Financeiro: Lorena Nelza Ferreira Silva;

Diretor de Cursos e Eventos; Ariadne Armani Tobias;

Diretor de Divulgação e Marketing: Fabyola Lima Madeira.

Para o Conselho Fiscal como membros efetivos os associados: Adelaide Ramos e Corte, Kátia Soares Braga e Jefferson Higino Dantas e como membros suplentes as associadas: Antonia Souza, Glenda Rany Máximo de Souza e Patrícia Coelho Ferreira Meneses da Silva.

A Diretoria tomará posse no dia dois de janeiro de dois mil e dezoito.

Terça, 28 Novembro 2017 19:56

Eleições ABDF 30 de novembro

 
A Diretoria da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal – ABDF convoca os associados a votarem para a eleição da nova Direitoria da Associação.
 
O autal pleito conta com a chapa única #JUNTOSSOMOSMAISFORTES.
 
Os associados receberão via e-mail o link para votação. O endereço estará válido apenas no dia 30 de novembro.
 
Também será possível votar presencialmente. Compareça na sede da ABDF, no horário das 8h às 17h (SHCGN 702/703, Bloco G, nº 49) para essa opção.
Segunda, 02 Outubro 2017 20:57

Eleições ABDF - Retificação

A Associação de Bibliotecários do Distrito Federal convida os associados a montarem uma chapa para concorrer ao mandato do ano de 2018 a 2020.

O período de inscrição irá até o dia 15 de outubro de 2017.

A eleição do ano seguirá o estatuto aprovado em assembléia do dia 27 de setembro de 2017, que estabelece que os que desejam se candidatar deverão montar a chapa composta por: Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, Diretor Financeiro, Diretor de Cursos e Eventos e Diretor de Divulgação e Marketing.

Os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Diretor Financeiro serão exercidos exclusivamente por bacharéis em Biblioteconomia.

Os interessados deverão entrar em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. enviando o nome completo dos membros da chapa, CPF e número de contato do presidente e vice-presidente.

Também é possível agendar um horário de atendimento na sede da ABDF entrando em contato no telefone 3326-3835.

Fique atento aos prazos:

 

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A Biblioteca BB Gepes Brasília é a unidade central da Rede de Bibliotecas BB e coordena as atividades de gestão e disseminação da informação e do conhecimento no Banco do Brasil desde 1982.

Além de oferecer suporte informacional ao ensino, aprendizagem, desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários da ativa e aposentados, a Biblioteca BB também está aberta à comunidade, que pode usufruir de um ambiente de estudo aconchegante e ter acesso ao seu amplo acervo.

O acervo é diversificado, formado por mais de 40.000 mil títulos, distribuídos entre livros técnicos, obras literárias, trabalhos acadêmicos, enciclopédias, dicionários, CDs e DVDs de diversas áreas do conhecimento. Para a comunidade, o acervo está disponível apenas para consulta local e utilização das instalações.

O catálogo pode ser consultado no link: http://www.bibliotecasbb.com.br/pesquisa/

A Biblioteca BB Gepes Brasília possui uma estrutura moderna e confortável, composta por uma variedade de espaços como: sala de estudos em grupo; Espaço Aprendiz, Espaço Teen, Estações de estudo individuais com mais de 100 acentos disponíveis, etc. A estrutura física é adaptada às exigências de acessibilidade e dispões ainda de bicicletário e ambiente climatizado.

A equipe é composta por 6 bibliotecários prestadores de serviço.

Endereço:
SEPS 702/902 Bloco C Torre A, Ed. Brasília 50
Asa Sul, Brasília - DF. CEP: 70.330-730
Em frente ao SENAC/W5 Sul

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 8h às 19h

Para mais informações, entre em contato com:  (61) 3104-2281. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para inscrições, clique aqui: http://brasilia.mackenzie.br/apps/palestras/inscricao.php

 

Informações em: (61) 3521-9300.

 

Quarta, 19 Julho 2017 18:49

I Simpósio sobre Ciência Brasileira Visível

Escrito por

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) promove, no dia 27 de julho, na sede do instituto, em Brasília, o I Simpósio sobre Ciência Brasileira Visível. A abertura do evento será realizada pela diretora do IBICT, Cecília Leite, e contará com a participação de pesquisadores e profissionais da área de divulgação científica. O encontro discutirá as ações em prol da visibilidade da ciência brasileira, além de tratar de alguns produtos e serviços do IBICT, como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Canal Ciência. Na ocasião, também haverá uma sessão comemorativa em homenagem aos 45 anos da revista Ciência da Informação e aos 15 anos da BDTD e do Canal Ciência. Inscrições pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações pelo telefone: (61) 3217-6439, falar com Karina Pena.

 

Informações de Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT.

Terça, 11 Julho 2017 19:24

Novo fascículo da CAJUR

Está disponível o v. 4 n. 1 (2017) do periódico Cadernos de Informação Jurídica.

O atual volume conta com 4 artigos científicos, 1 artigo de revisão, entrevista com Maria Célia Escobar Araújo e resenha de Eliane M. S. Jovanovich, além da seção Trabalhos Acadêmicos.

Confira os temas abordados: 

  • Fundamentos teóricos da representação temática da informação jurídica, escrito por Ana Carolina Ferreira, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan e Josiana Florêncio Vieira Régis de Almeida, tratam da indexação dos documentos jurídicos a partir de cinco importantes abordagens do campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação;
  • Análise sobre a ocorrência de ex-líbris no acervo bibliográfico raro da Biblioteca Pedro Aleixo, de Maria Cristina Rodrigues Silvestre, da Câmara dos Deputados. O artigo lista os ex-líbris da coleção identificando a obra que os contêm e outros detalhes;

  • Gestão do conhecimento no Supremo Tribunal Federal: uma reflexão sobre as práticas identificadas na criação, utilização e disseminação do conhecimento com foco nas ações da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal é de autoria de Talita Daemon James e Lucylene Valério Rocha.

  • Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur): análises e perspectivas, de José Ronaldo Vieira, relata a trajetória da BDJur.

  • O artigo de revisão Fragmentos de um retrato: o perfil do bibliotecário jurídico por meio de quatro pesquisas, de Edilenice Passos, traça o perfil do bibliotecário jurídico por meio de quatro pesquisas.
  • A entrevistada Maria Célia Escobar Araújo, diretora financeira do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro conta sua trajetória profissional e relata sua experiência movimento associativo.
  • A resenha de Eliane M. S. Jovanovich, da obra "Bibliotecas jurídicas: saberes y orientaciones prácticas".

O periódico está disponível em:  http://www.cajur.com.br/index.php/cajur

 

 

 

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, o Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro transmitirá via web, no próximo dia 13 de Março (SEG), a partir das 14h, um ciclo de palestra com o tema MAKERSPACES: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NAS BIBLIOTECAS MODERNAS.

Para quem está em Brasília, com o intuito de proporcionar uma experiência imersiva nesse tipo de “espaço do fazer” - objeto do tema -, a Casa Thomas Jefferson convida professores e bibliotecários para assistir esse conjunto de palestras em seu Makerspace, onde fará a projeção da transmissão, seguida de um tour pelo espaço.

Para inscrever-se clique no link: https://goo.gl/forms/F6rwBQUhsK5cJdp12

 
Preencha o formulário abaixo para assistir no Makerspace da Casa Thomas Jefferson o ciclo de palestras em comemoração ao Dia do Bibliotecário, transmitidas pelo Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro. 13/03/2017 (SEG) - a partir da 14h CTJ Makerspace Casa Thomas Jefferson - Asa Norte SGAN 606 - Conjunto B www.thomas.org.br/makerspaceEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Fone: (61) 3442-5594

 

VAGAS LIMITADAS.

 

LOCAL:

CTJ Makerspace

Casa Thomas Jefferson - Asa Norte

SGAN 606 - Conjunto B

www.thomas.org.br/makerspace

 
On November 24th, 2016, Rio de Janeiro hosted at Museu do Amanhã and Pier Mauá The Green Nation Fest…

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fone: (61) 3442-5594

Se você não está em Brasília ou não pode comparecer à Casa Thomas Jefferson, acesse a página do Consulado AQUI para acompanhar o evento. O link da transmissão estará disponível no dia do evento, uma hora antes do início da sessão (13 de Março de 2017, 13hs). Acesse a página do Consulado para muito aprendizado e conexão!

 

PROGRAMA

14:00 Abertura

Beata Angelica - Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro

Sarah Borenstein - Diretora Espaços Americanos para Brasil e Paraguai-Embaixada EUA Brasil

Elisa Borges - Superintendente Acadêmica-IBEU Rio de Janeiro

14:15 Espaços Americanos no Brasil: muito mais que “Espaços”

Sarah Borenstein - Departamento de Estado EUA/Diretora Espaços Americanos para Brasil e Paraguai

15:00 Transformação e Conexão entre Bibliotecas: do silêncio à usina de ideias para motivar mentes criativas.                                                                                                                                           

Daniela Lyra &   Soraya Lacerda - Casa Thomas Jefferson - Brasília

15:30 Realidade Virtual em Sala de Aula: o mundo em nossas mãos.

Roberta Freitas - IBEU - Rio de Janeiro

16:00 Escola criativa, necessidades e oportunidades de transformação.

Hozana Cavalcante Meireles  & João Gabriel Santos - FIRJAN & SENAI RIO.

16:40 Projeto Biblioteca Itinerante

Maria Paula Cruz - Jovem Embaixadora  2017

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia convida os usuários e desenvolvedores de software que apoiam a publicação de informação, entre eles editores de revistas científicas, bibliotecários, arquivistas, comunidade acadêmica, governamental e outros, a participar do Encontro de Usuários de Sistemas de Pubicação – SISPUB 2017, a ocorrer em Brasília nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2017.

O evento ocorrerá conjuntamente com o III Seminário Internacional de Preservação Digital - SINPRED e o V Encontro de Rede Cariniana.

As inscrições garantem a participação nos dois eventos e podem ser realizadas por meio do endereço http://evento.ibict.br.

Datas importantes:
31 de janeiro Chamada para submissão de trabalhos.
31 de março Data limite para submissão de trabalhos.
03 de abril Notificação dos trabalhos aceitos.
29 de abril Divulgação da programação final do evento.
31 de janeiro a 31 de abril Inscrições online;
03, 04 e 05 de maio SISPUB2017, III SINPRED, V ENCONTRO CARINIANA.

Chamada de Trabalhos do SISPUB 2017

Os participantes do evento poderão submeter trabalhos que relatem pesquisas, projetos e experiências, em andamento ou concluídas, que serão divulgados nos anais do evento e apresentados oralmente na sessão de relatos de experiência do encontro. Os trabalhos devem abordar assuntos relacionados com os seguintes temas:

  • Uso de software em periódicos científicos;
  • Casos de aplicação de software em bibliotecas e editoras universitárias;
  • Relatos de experiências com repositórios de informação e de dados em organizações;
  • Open Journals Systems / Open Monograph Press / Open Conference Systems;
  • DSpace / Dataverse / CKAN;
  • Identificadores Digitais: ORCID e DOI;
  • Blogs;
  • Sistemas gerenciadores de conteúdos (WordPress; Joomla; outros);
  • Sistemas de Descoberta e Entrega;
  • Formatos de publicação XML / ePub / etc;
  • Publicações multimídia.

Os trabalhos serão avaliados por pares e apresentados em sessões de aprox. 15 minutos, com 10 minutos de apresentação e 5 para perguntas. Os trabalhos submetidos devem seguir o modelo de documento do SISPUB 2017 e apresentar as seções:
1 – Introdução, contendo o contexto e objetivos da pesquisa;
2 – Metodologia contendo os procedimentos efetuados na pesquisa;
3 – Resultados e discussões;
4 – Considerações finais.
Seções acidionais podem ser utilizadas caso os autores julgarem necessário.

O envio de trabalhos para o SISPUB pode ser feito por meio do site do SISPUB.

 

Comissão organizadora do SISPUB 2017

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