Notícias

Quinta, 26 Março 2020 19:58

Teletrabalho: uma necessidade

Veja as vantagens do teletrabalho
Saiba como sua unidade de informação pode proceder
Terça, 03 Março 2020 16:42

CAJUR: chamada de trabalho

Prazo: Setembro de 2020
Quinta, 06 Fevereiro 2020 15:00

Relatório 2018-2019

Um longevo Grupo Jurídico jovem. Criado em 1973 encerrou suas atividades em 1977. Reativado em 1985, perseverou até1991. Sua hibernação durou 27 anos. Os bibliotecários jurídicos do Distrito Federal sentiam a sua falta. Em 12 de março de 2018, o Grupo de Documentação e Informação do Distrito Federal (GIDJ-DF) foi oficialmente criado. Acesse aqui o relatório que reúne as principais realizações nos anos de 2018 a 2019.
Sexta, 31 Janeiro 2020 18:19

Biblioteca Ministro Oscar Saraiva

A Biblioteca do STJ é uma unidade de informação especializada na área jurídica, que tem por missão oferecer informação em doutrina e legislação para apoiar a realização das atividades judicantes e administrativas do Tribunal. Composto por cerca de 170 mil documentos em formato impresso, o acervo abrange todas as áreas do Direito com destaque para o Direito Civil e Processual Civil, Direito Penal e Processual Penal. Fazem parte desse acervo importantes coleções especiais, de valor histórico e cultural: Coleção Frederico Marques: formada por 3.166 títulos, dentre eles 146 obras raras, o acervo particular desse egrégio processualista foi adquirido em 1996. Para acessar o catálogo da coleção, clique aqui. Coleção Ministro Romildo Bueno de Souza: Doada pela família em 2006, a coleção particular do saudoso magistrado, é constituída por 2.448 obras, com destaque para 12 obras raras. Para acessar o catálogo da coleção, clique aqui. Coleção Caio Mário da Silva Pereira: O acervo particular desse exímio jurista, doado em 2010 pela família, é composto por 3.630 volumes, com 384 obras raras. Para acessar o catálogo da coleção, clique aqui. Além do acervo físico, a Biblioteca possui mais de 130 mil documentos jurídicos em formato digital na Biblioteca Digital Jurídica – BDJur.  …
O segundo fascículo de Cadernos de Informação Jurídica, costumeiramente, publicado logo após o Natal, traz artigos, relato de experiência e uma série de entrevistas com os coordenadores do grupos jurídicos brasileiros.Entre os artigos está o resultado de pesquisa conduzida por membros do GIDJ-DF, O bibliotecário jurídico no Distrito Federal: percepções sobre perfil e formação profissional, de autoria de Maria Tereza Machado Teles Walter, Thiago Gomes Eirão e Lityz Ravel Hendriz. O extenso, profundo e bem analisado texto traz os resultados de pesquisa feita com o bibliotecários. O mais preocupante dos resultados é a corriqueira fraca adesão dos bibliotecários para responder pesquisas da área. Sem dados, não existe planejamento eficaz das nossas instituições em nosso benefício. Muito interessante o artigo, Catálogo de editoras e livrarias jurídicas: uma análise sobre dados disponíveis em websites e a influência no processo de seleção e aquisição, com autoria múltipla de Alessandra Oliveira da Silva; Andreia Vieira Monteiro; José Gustavo Moura Corrêa; Kelly Pereira de Lima; Stéphannie Oliveira da Silva e Thiago Cirne Freitas. É uma análise de instrumento, catálogo de editoras e livrarias, utilizado para o desenvolvimento de coleções. Interessante que os autores encaminharam os resultados para as entidades produtoras dos catálogos propondo melhorias. Mais…
Sexta, 20 Dezembro 2019 18:28

Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal

O Supremo Tribunal Federal O Supremo Tribunal Federal é o órgão de cúpula do Poder Judiciário, e a ele compete, precipuamente, a guarda da Constituição, conforme definido no art. 102 da Constituição da República. A história do STF está ligada à história do Brasil, desde à colonização, com os Tribunal de Relação da Bahia (1587) e Tribunal de Relação do Rio de Janeiro (1751). Com a chegada da Família Real Portuguesa a Relação do Rio de Janeiro foi convertida em Casa da Suplicação do Brasil (1808). Proclamada a Independência do Brasil (1822), outorgada a Constituição de 1824, foi nela estabelecida a estrutura do Judiciário brasileiro com a criação do Supremo Tribunal de Justiça (1828). Foi com a Proclamação da República (1889) que o Tribunal recebeu o nome Supremo Tribunal Federal (1891). E é nesse momento histórico que foi criada a Biblioteca.  A Biblioteca Foto: Equipe da biblioteca A Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal – Biblioteca do STF – como é carinhosamente reconhecida, é considerada uma das mais importantes bibliotecas jurídicas do país.   Acompanhou as mudanças do país desde a Proclamação da República e criação do Supremo Tribunal Federal, acompanhou a mudança para a nova capital, Brasília, e sempre atuou para…
Quinta, 19 Dezembro 2019 16:27

10ª Reunião Extraordinária do GIDJ-DF

A 10ª Reunião extraórdinária do GIDJ ocorreu dia 18/12/2019. Além da apresentação do palestrante Thiago Dantas, houve um balanço das atividades dos grupos de trabalho e exposição sobre a biblioteca Desembargador Fernando Américo Veiga Damasceno.  Realizada na Escola Judicial do Tribunal Regional da 10ª Região, a reunião contou com a presença de 15 participantes de diversas bibliotecas do Judiciário, Legislativo e Procuradoria-Geral do Distrito Federal. A bibliotecária Anastácia Oliveira fez uma breve exposição sobre a biblioteca do TRT-10. Os slides podem ser conferidos aqui.  Em seguida, o coordenador do GIDJ-DF, José Ronaldo Vieira conduziu o resumo das atividades dos subgrupos. Os coordenadores presentes na reunão puderam relatar o andamento das ações e comentar perspectivas do próximo ano.  O palestrante Thiago Dantas expôs sobre o software desenvolvido usando deep learning para busca de textos por similaridades. Com o software, é possível localizar normas por proximidade de texto e analisar o uso, relacionamentos e até mesmo possibilidade de revogação.  No fim do encontro, foi servido um lanche natalino. Ficou registrado a gratidão dos bibliotecários ao coordenador José Ronaldo Vieira pela liderança e envolvimento com o movimento associativo e com a evolução do grupo. Confira algumas fotos do encontro:          
Página 1 de 2

Redes sociais

facegidj 01 insta 2

Grupo vinculado à

GIDJ - 2019

Search